Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Back to School

por Catarina, em 30.08.17

Ainda não mas a partir de Outubro!

 

Ainda andava no 8º ano e já sabia que queria seguir artes; o ano seguinte teve direito a testes psicotécnicos que só confirmaram essa decisão.

 

No secundário comecei a ver cursos superiores; ao entrar pensava em arquitectura, mas antes do final do 11º ano já sabia que seria Design, e já tinha em vista onde seria, no IADE.

  

Tudo aconteceu como eu ia delineando e, antes de acabar a licenciatura sabia que ia seguir directamente para o mestrado, sabia que queria mesmo mudar de faculdade, e sabia que me fascinavam as Belas Artes.

 

Aí fui eu. Os primeiros três meses iam sendo decisivos para a primeira desistência da minha vida. O curso não era o que eu esperava, dos profesores só aproveitava metade, e o professor de projecto era para mim Satanás na Terra. Aguentei-me à bronca.

 

Acabei o 1º ano com a certeza de que não faria o 2º logo a seguir. Descobri tarde demais que aquele mestrado era dos poucos nesta terra cujo 1º ano não dá equivalência à pós-graduação.

 

Nesse ano de intervalo fui fazer cursos à LSD, para desenvolver a àrea de editorial que gostava muito.

 

Entretanto já andava a estagiar, consegui um estágio pelo IEFP e decidi ao mesmo tempo que não podia deixar o mestrado pendurado.

 

No ano em que voltei ao mestrado para fazer a tese estagiava a tempo inteiro. Mal me lembro desse ano passar; Tive poucas férias, poucos fins de semana. Usava os sábados para ir às bibliotecas, usava os finais de tarde, que são equivalentes a noites durante o inverno, para ler e esquematizar ideias, e os fins de semana para produzir texto. Nunca tinha trabalhado com tanto método e tanta organização. Tinha ficheiros exel para me orientar com as leituras e os arquivos das bibliotecas; Forrei meia parede do meu quarto e esquematizava o projecto todo ali mesmo. Foi longo, foi duro, foi proveitoso. Tive a sorte de contar com um orientador dez estrelas, que me ajudou sempre, facilitou-me imenso a vida, incentivou-me e fazia com que as idas à faculdade para conversar sobre a tese fossem alegres e proveitosas.

 

Saí de lá com um 17 e a seguinte frase na cabeça, dita pelo meu orientador: "Você devia ir para investigação! Peça uma bolsa, arranje um projecto, tem perfil de investigadora! Não há nada melhor do que pagarem-nos para fazer algo que gostemos!". Tentou aliciar-me a seguir o doutoramento, mas nessa fase eu estava sôfrega por um intervalo.

 

Ainda assim ia dizendo aqui e ali "Ainda não acabei, ainda volto à escola, eu gosto de estudar e aprender".

 

E assim foi.

 

Há um mês decobri que o ISCTE e a FBAUL se juntaram e criaram uma pós graduação em Comunicação Visual de Informação, da qual o meu orientador é coordenador, e calha-me mesmo bem porque é no que eu trabalho diariamente. A cereja no topo do bolo foi poder escolher não fazer a pós-graduação mas sim algumas cadeiras no âmbito do curso de especialização; Vou ter Design de Informação e Visualização de Dados e como optativa escolhi Storytelling mas foi difícil porque as outras eram igualmente interessantes! A vantagem é também o facto de não durar o ano inteiro e de ter uma carga lectiva mais fácil de acumular com um emprego a tempo inteiro. Mal posso esperar pelo regresso às aulas, mais ainda no ISCTE em cuja biblioteca passei muitas horas e onde me senti sempre bem.

 

Agora....já posso ir comprar cadernos?!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


10 comentários

Imagem de perfil

De Chic'Ana a 30.08.2017 às 11:13

Ohh que bom!! Desejo-te o melhor, vai correr pelo melhor e com esse entusiasmo vais fazer tudo com uma perna ás costas =)
A biblioteca do ISCTE, Adoro!!!
Imagem de perfil

De Catarina a 31.08.2017 às 09:33

Obrigada!!!
Não há como negar que gosto disto e apesar de nunca ter andado no ISCTE pelo menos a biblioteca domino!!
Imagem de perfil

De Maribel Maia a 30.08.2017 às 11:24

Boa!!! boas compras e bom ano!!!
Imagem de perfil

De Catarina a 31.08.2017 às 09:33

Obrigada!
Imagem de perfil

De David Marinho a 30.08.2017 às 11:32

Gabo essa tua capacidade de procurar as tuas qualificações, aquilo que gostas. Não é muito comum!

Muito boa sorte!
Imagem de perfil

De Catarina a 31.08.2017 às 09:33

Obrigada!
Sempre achei que estas eram as escolhas mais importantes que fazia, e os investimentos também!
Imagem de perfil

De David Marinho a 01.09.2017 às 11:18

Dou-te os parabéns mesmo. Que tudo corra pelo melhor
Imagem de perfil

De Catarina a 05.09.2017 às 09:00

Obrigada!
Imagem de perfil

De Ana Margarida a 04.09.2017 às 23:04

Que bom mesmo! Espero que tenhas um ótimo ano escolar! Beijinhos. =)
Imagem de perfil

De Catarina a 05.09.2017 às 09:01

Obrigada!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D