Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Coisas que me entusiasmam #1

por Catarina, em 25.10.16

Há dois anos atrás (pausa, já passaram dois anos?!?! ME-DO) estava eu a desenvolver a minha tese de mestrado, o meu orientador disse-me "Você tem perfil de investigação. Devia pensar em pedir uma bolsa, fazer o doutoramento.. Não há nada melhor do que pagarem-nos para fazer o que se gosta!".

Na altura pensei que por mais razão que tivesse, em relação ao "perfil", nem tão depressa me apanhavam noutra. Estava a correr contra o relógio depois de um ano de estudo e trabalho em simultâneo, e começava a acusar o cansaço. Mas uma coisa eu tinha que concordar, investigar é comigo. Seja lá o que for. Gosto de saber, gosto de descobrir, gosto de aprender. E nem sempre é preciso ser sobre assuntos que adore de paixão, por vezes gosto de saber mais sobre áreas que mal conheço mas que me interessam. Não me estou a ver fazer um doutoramento nos próximos tempos (anos!!!), mas vejo-me, todos os dias, a querer estudar mais, a coleccionar artigos para ler, e cursos online para fazer. Tivesse eu tempo para tudo!

Tivesse eu tempo para: ler todos os livros mais técnicos que lá tenho de ponta a ponta, ler todos os artigos que selecciono diariamente das newsletters que recebo, fazer todos os cursos online que me interessam, desenvolver todos os projectos e ideias que tenho na gaveta, aprender todas as línguas pelas quais tenho curiosidade... oh se o dia tivesse 48 horas...

 

Como não tem vou tentando levar tudo isto junto aos bocadinhos. E, de vez em quando leio e descubro coisas que me deixam cheia de energia! Como se tivesse levado um choque eléctrico e sentisse a corrente a passar de cima a baixo. Fico entusiasmada, fico com a sensação de que alguém fez alguma coisa e eu posso aprender com isso. 

 

Um dos temas que me apaixona é a sustentabilidade. Não sei provavelmente muito sobre isso, apenas alguma coisa. Hoje descobri um projecto fantástico em Moçambique. Por questões profissionais estou desde há um ano ligada ao país, e espero conhece-lo ao vivo e a cores no próximo ano, e faço muita pesquisa para me contextualizar.

Assim veio parar-me "às mãos" o "Casas Melhoradas", um projecto de pesquisa aplicada que visa melhorar as condições de habitação nos bairros de lata / favelas / musseques de Maputo e torná-la economicamente acessível, com o objectivo final de os eliminar totalmente. A expansão urbana acontece aqui essencialmente de forma horizontal, e algumas experiências de intervenção têm introduzido a verticalidade, de forma a rentabilizar o espaço disponível. Os elementos pré-fabricados são produzidos com matéria prima local reduzindo custos, desperdício de recursos e tempo de processo obtendo habitações de qualidade superior. Podem saber mais em casasmelhoradas.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens via http://casasmelhoradas.com

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D