Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Frustração: o teu nome é IRS

por Catarina, em 15.05.17

Nos últimos anos o meu IRS (Imposto Ranhoso Sempre) é sempre o drama, o horror, a tragédia.

Consigo juntar rendimentos das duas categorias e o ano passado ainda somei um acto único; Mais anexo da segurança social, mais anexo H, essa bênção dos céus. E quadros senhores? Eu gosto do Kandinsky, do Dali, do Almada, etc... quadros do modelo 3 nem por isso, seja qual for o anexo. Acho que só não me engasgo quando tenho de escrever o NIF ou dizer o ano dos rendimentos (estão a ver aqueles quadros quase vazios? são esses).

E aquela suposta ajuda no ícone laranja? É de fugir. Mas há alguém que entenda esta linguagem medonha que usam os senhores das finanças? Não dava para escrever aquilo sem usar três conjuntivos, dois pretéritos, e 7 orações? Assim num português...suave?! 

Valha-me o validador, que ao menos me orienta, um pouco mais do que aquilo que me confunde. E valham-me os sites que dão umas luzes no tema. 

Claro que horas volvidas daquilo, páginas e documentos lidos, incontáveis sites consultados depois, e ainda não submeti aquela merda porque quero confirmar ainda alguns dados, nomeadamente em relação ao ano passado. Pelo menos o valor da simulação é bem apetitoso (o que não me espanta já que e recibos verdes se descontam pequenas fortunas) se bem que ainda posso ter metido os pés pelas mãos e não ser porra nenhuma daquilo.

Já merecíamos um sistema melhor, não?

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D