Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Inspira, expira, organiza!

por Catarina, em 06.02.17

No que toca a tecnologias, aplicações e supostas invenções que nos vão facilitar a vida e que aparecem do nada todos os dias, eu sempre fui um bocado “avó”. Sempre dispensei e fui fazendo as coisas como antigamente, achando, do alto do meu salto, que funcionava tão bem assim que não precisava de mais nada. Chamem-me velho do Restelo, mas se calhar sou só comodista, e por vezes, ainda que reconheça que o retorno vai ser enorme, tenho dificuldade em fazer o “investimento”, mesmo que seja apenas tempo. A verdade é que o tempo é cada vez mais curto, por isso também sai mais “caro” ou à carteira ou às nossas actividades, desejos e tarefas.

 

Sempre fui seguindo as dicas e “regras” de organização da minha mãe: adoptei uma agenda, em vários modelos mas tenho sempre uma, cadernos, planners semanais ou mensais, calendários de mesa, post-its, blocos magnéticos na porta do frigorífico, enfim, aquelas coisas mais básicas. Recentemente cheguei à conclusão que em termos profissionais isso não me chega. Dou por mim muitas vezes numa secretária recheada a pilhas de papel, com papelinhos e post-its aqui e ali, sem conseguir encontrar o que quero. Depois na vertente digital o caos é outro, e dou por mim a fazer scroll de castigo até encontrar páginas nos favoritos ou nos bookmarks onde acho que tudo, invariavelmente desaparece! Assim fui começando a recorrer às novas ferramentas para ser mais produtiva nas tarefas, não perder horas a procurar coisas que arrumei algures e registar todas as evoluções dos projectos!

 

A nível profissional estou a fazer um esforço para me habituar a registar tudo no Trello Boards. Consigo ter quadros por cada projecto e criar tarefas dentro de cada um, e ainda to do lists para cada tarefa; Às vezes sou preguiçosa e não registo todos os passos mas sei que era muito melhor profissional se o fizesse porque assim nunca perdia o contextoou o fio à meada! Tem a vantagem de se poderem partilhar os quadros com equipas e gerir o projecto entre todos, mas na sua maioria uso por minha conta para as tarefas que me pertencem dentro dos projectos.

 

Para complementar isto, e num nível um pouco mais pessoal rendi-me agora ao Evernote. Há anos que oiço falar neste elefante verde das notas mas sempre fui teimosa em ceder a ele. Há uns meses criei a conta mas achei que não era bem o que queria e abandonei-o. Mas a semana passada voltei, já em desespero de causa e depois de milhentas pesquisas e apps testadas e tenho de me render e beijar as patas do elefante: vale o seu peso em ouro! Consigo arquivar pesquisas inteiras por tema, e guarda-me as páginas web sem ter de escrever uma longa lista de links, pois ficam registados como artigos e pode guardar também pdfs. Estou a compartimentar a vidinha toda de trabalho, pesquisas de temas para o trabalho mas que não são propriamente projectos e sim coisas que quero aprender melhor, e ideias para o blog sem estar a alimentar páginas de rascunhos aonde raramente volto! Comecei a usar a versão web e entretanto já instalei a app no computador e já tenho a extensão no Safari para isto correr tudo sobre rodas e sincronizar sem problemas.

 

Dentro dos blogs rendi-me ao Feedly. Sabia que existiam muitas apps para ler blogs mas teimava em ir um a um, e não é novidade nenhuma que muitas vezes me ia esquecendo de alguns. Agora estou calmamente a juntar todos os que sigo ou já segui e a agrupar por temas, o que me vai levar algum "investimento", mas vai poupar-me imenso tempo a alternar entre páginas!

Parece que cheguei finalmente ao século XXI, ano 2017! Depois de muita negação estou finalmente a tirar proveito desta tecnologia toda, e estou a adorar!

 

Imagem daqui via Pinterest

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Imagem de perfil

De C.S. a 06.02.2017 às 16:11

Eu também já tive o evernote e não usei, tenho de voltar a experimentar.
Imagem de perfil

De Catarina a 06.02.2017 às 16:53

Resisti, resisti, e depois cedi ;)

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D