Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Ir à terra

por Catarina, em 03.01.17

Ora bem, como já aqui disse dezenas de vezes sou alfacinha de gema, filha de pais lisboetas, com avós maternos lisboetas e paternos "migrados" em Lisboa, e tenho ainda bisavós lisboetas! A minha relação com Lisboa é assim, como dizer, visceral! Quero com isto dizer que ao contrário da maioria das pessoas eu não tenho "terra" para onde ir... nunca tive! Nunca fomos à terra no verão, ou passar as festividades. O mais próximo que tive disso foi Palmela, que era a "terra" de uma bisavó materna, que ainda assim vivia em Lisboa.

Quando era pequena invejava os colegas que iam para a terra dos avós como se eles conhecessem uma espécie de Disneyland que me estava vedada e se traduzia apenas em entrar num carro e atravessar a cidade de Benfica à Graça. Fui crescendo neste registo citadino e até certo ponto sempre achei que arranjaria alguém como eu, com Lisboa nas veias...mas não. O destino chegou-se à frente e pregou-me a partida de pôr no meu caminho um "beirão de gema" com a Guarda a correr-lhe nas veias.

Ora, este Natal o homem foi à terra e o meu pior pesadelo tornou-se realidade, voltou cheio de iguarias... ele foi enchidos, ele foi queijo, ele foi pão caseiro ele foi batata doce em doses que alimentavam um país africano.

Até ao momento recuso-me a tocar nos enchidos...mas o queijo da serra já me passou ontem pela boca e é mortal de bom! Para piorar a situação e aliviar o armazém de batata doce resolvi usar algumas que já vinham assadas em forno de lenha para fazer um bolo!

Para não variar fui à net procurar receitas e encontrei uma que me pareceu simples e incrementei à boa maneira da minha mãe. Ficou um bolo fofinho e leve, de batata doce e avelã que fez o menino arregalar os olhos! Melhor assim porque ao menos não vou ter de me preocupar em comer o bolo sozinha...ufa!

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D