Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Nós por aí #1

por Catarina, em 20.11.16

Ao contrário deste, em que só chove e está bom para pijama, sofá, comida e filmes, o fim de semana passado foi de passeio e viagem curta pelo Oeste!

Com o pretexto do rapaz ir à Batalha, à expo-mecânica, arranjámos forma de ser mais do que isso e resolvemos ir conhecer Leiria.

 

Saímos de Lisboa sábado de manhã e rumámos à Batalha onde almoçámos e eu encarei meia tarde de mecânica. Depois disso foi sempre a somar! Escolhemos o Hotel rural Casa da Nora, que fica na localidade de Cortes, a uns 4km de Leiria. Para além de ser perto está bem localizado junto aos acessos por isso foi quase como estar dentro da cidade. O espaço é incrível, muito campestre, com uma paz e um sossego incomparáveis. Tem de facto uma nora agarrada e o som da água a correr é constante. Pausa aqui para dizer que não só é muito zen como pessoalmente me dá alguma vontade de ir fazer xixi por isso não fiquei muito tempo a ouvir o som!! Mas continuando, tem uma decoração muito gira, moderna com pormenores mais rústicos e muita madeira; confesso que tive bastante vontade de trazer os almofadões coloridos da cama para casa! Deram-nos um quarto no piso superior com direito a varanda e sofás o que com menos chuva é mais agradável para aproveitar o sol!

Como o sábado não deu para muito mais fomos até ao centro comercial jantar e aproveitar o cinema. Vimos o The Accountant com o Ben Affleck, e eu, que não dava nada pelo filme vim de lá encantada. Adorei. O argumento está tão bem conseguido, as pistas estão todas lá, vale mesmo a pena ver! Podia ter um bocadinho menos de tiros e tal, devem ter esburacado os cenários todos, mas pronto.

 

Domingo de manhã arrancámos cedo direitinhos ao Castelo de Leiria; Já tinha ouvido falar tanto que queria mesmo conhecer, e de facto, não desilude! A varanda das colunas tem uma vista magnífica e quando vista com o sol cria um efeito lindo. Vimos o núcleo museológico enquanto subíamos até à torre, e também o que resta da igreja onde constatámos que algum vândalo achou giro escrever nas paredes aquele tipo de mensagens que vemos nas portas das casas de banho públicas. A vista dos jardins está infelizmente bloqueada por aquele estádio megalómano que sobrou do Europeu... not that funny.. Enfim. Fomos depois até ao centro e andámos a passear nas ruas. Como era domingo o comércio estava quase todo fechado e tive pena por algumas lojas giras que vi! Almoçámos no mercado de Sant'Ana, um espaço que está todo recuperado e com mais vida do que eu pensava. Ainda deu para dar mais uma volta antes de rumar à Batalha. Queríamos ver a Ponte de Boitaca e dar uma vista de olhos ao Mosteiro. Tanto eu como ele já tínhamos feito longas visitas guiadas em grupos de escola aos dois mosteiros por isso foi só mesmo um toca e foge! Daí seguimos viagem até Alcobaça, mais uma vista de olhos e tempo de lanchar um doce conventual. Confesso que temos a escolha dificultada porque nenhum é fã de doce de ovos e quase tudo é feito assim!

Como os dias são curtos entrámos na a8 rumo a Lisboa antes que ficasse totalmente de noite!

 

Gostava de repetir a dose na Casa da Nora, mas Leiria não me encantou assim tanto. Há imensos prédios degradados no centro, monos praticamente devoluto que não são muito agradáveis à vista. Confesso também que apesar de ter bastante sentido de orientação ia ficando louca ali. Os acessos são uma mega confusão e as placas não sei se atrapalham mais mas ajudar não ajudam muito.

Ficam algumas fotos da curta aventura!!

 

Mosteiro da Batalha

Ponte de Boitaca

Leiria

Castelo de Leiria

Castelo de Leiria

Casa da Nora

Casa da Nora

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Imagem de perfil

De mami a 22.11.2016 às 07:57

para mim leiria vê no seu castelo o seu mais belo ponto! mas também tem algumas praças recatadas com cafés e esplanadas que são muito catitas.
Sem imagem de perfil

De Dylan a 23.11.2016 às 10:19

Ponte da Boutaca.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D