Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Nós por aí #2 Barcelona (continuação)

por Catarina, em 12.01.17

Dia #2

 

O segundo dia em Barcelona foi bem mais calmo, para contrastar com o anterior!

Depois do pequeno almoço rumámos à zona do Barri Gòtic (Bairro Gótico), evitando a Plaza Catalunya para conhecer melhor as ruas em volta. 

O tipo de arquitectura vai mudando conforme deixamos Eixample para trás, assim como os preços que vão baixando! Como chegámos cedo à nossa visita marcada no Palau de la Música Catalana aproveitámos para ir à Catedral de Barcelona. Mais um imponente trabalho arquitectónico, mais uma fachada de trabalho meticuloso! É bonita, vale a visita, mas o que me ia encantar estava para vir!

O Palau de la Música Catalana não aparece nas principais referências de pontos turísticos mas foi para nós o melhor de Barcelona! Mais uma vez um edifício que teria ganho em ter um pouco mais de espaço à volta, mas quanto a isso nada a fazer! É lindíssimo, tanto por dentro como por fora e não há quase palavras para descrever. É uma sala de concertos no activo que foi projectada pelo arquitecto Montaner, um dos máximos representantes do modernismo catalão, mas na maioria das vezes menos conhecido do que Gaudí. O edifício principal foi praticamente "esculpido" e está repleto de elementos modernistas e barrocos como escultura, bustos, colunas, nos mais diversos materiais com destaque para o ferro, cerâmica e vidro.

O interior é tão ou mais majestoso do que o exterior, desde o foyer, à escadaria e à magnífica sala principal que tem um trabalho ao nível do tecto de ficar de boca aberta. Foi como ficámos. Tenho centenas de fotografias, todos os pormenores são maravilhosos, e vale muito, muito a pena a visita!

 

Continuámos pelo bairro até ao Museu Picasso, onde não ficámos espantadas com a momumental fila para os bilhetes; Não tínhamos conseguido comprar na véspera, apenas para o Palácio, e por isso desitimos sem "birra"! (Vá, eu desisti sem birra!) O bairro é como o nome indica recheado a edifícios de estilo gótico, embora num ambiente de ruas estreitas e ruelas que mais parece um bairro árabe! O comércio aqui é muito interessante, deixamos de ver as lojas de marcas conhecidas para entrar pelo artesanato dentro, galerias de artistas locais e lojas de marcas espanholas que não conhecemos cá. Sim, foi aqui que perdemos a cabeça, não, o cartão digamos antes assim!

Outra pérola deste bairro é a Catedral do Mar. A minha mãe andou meses a falar nesta já que era a catedral narrada no romance de Falcones. Foi outra das grandes surpresas de Barcelona. Para mim muito melhor que a Catedral de Barcelona, e mesmo sem a ver por dentro arrisco dizer que é melhor que a Sagrada Família! Tem os vitrais mais bonitos, delicados e originais que já vi, acho que fiquei uma hora a fotografar enquanto a minha mãe admirava, ambas sentadas num banco, comigo a fotografar para o tecto, de boca aberta. Vale muito a pena a visita e não se paga a entrada que me lembre!

Voltámos para Eixample ao final da tarde, fazendo um percurso que nos deixasse ver ainda mais este ou aquele pormenor, passámos pelo Portal del Ángel, Plaza Catalunya, no fundo a fazer a despedida.

Voltámos a jantar na QuQu naquele que pode ser considerado o maior mal entendido da história sobre os diversos pratos que envolvem a palavra Huevos. Sim, acabámos a noite de petiscos, que devia ter sido uma refeição leve, com dois pratos de ovos estrelados com presunto, quando achámos que seria algo ao género da tortilha de legumes! Isto foi o culminar de 3 dias a tentar falar catalão com vocabulário castelhano e às vezes mesmo português, sim, porque não esperem que um catalão fale inglês, na verdade não esperem que ele fale nada a não ser a sua língua materna! De regresso ao hotel parámos no Starbucks onde tomávamos o pequeno almoço para levar connosco 1litro de chá e tentar fazer a digestão daquela bomba de colesterol!

 

O último dia voltou a ser chuvoso como o da chegada, com sorte os dois do meio ainda foram de sol! Arrumámos tudo com calma, tomámos o pequeno almoço sem pressas e demos uma última volta no Passeig de Gràcia para a despedida. Comprámos o bilhete para o autocarro nas máquinas da paragem e como fomos "com tempo" chegámos ao aeroporto cedíssimo. Quando fui ao balcão da Tap perguntar se já dava para fazer o check-in, para podermos esperar do lado da free shop claro, o Sr. propôs a troca do bilhete sem custos para o voo que ia sair antes do nosso porque tinham espaço! Foi ouro sobre azul! Ainda deu para umas voltas rápidas e trazer dois perfumes da freeshop e estava feito o regresso a Lisboa!

 

Foi uma viagem algo atribulada mas adorei Barcelona. Apesar de não ser a maior "fã" de espanhóis, não os acho assim muito simpáticos nem prestativos, gosto do ambiente da cidade e quero muito voltar com mais calma!

 

DSCN3137.JPG

 

Catedral de Barcelona

 

DSCN3177.JPG

DSCN3189.JPG

DSCN3192.JPG

DSCN3200.JPG 

Palau de La Musica Catalana

 

DSCN3243.JPG

Barrí Gòtic

 

DSCN3258.JPG

DSCN3320.JPG

DSCN3330.JPG

DSCN3361.JPG

 

Catedral do Mar

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Imagem de perfil

De Chic'Ana a 12.01.2017 às 11:00

Imagens maravilhosas!! =)
Imagem de perfil

De Catarina a 12.01.2017 às 13:40

Obrigada ;)

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D