Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



O ano começa em Setembro!

por Catarina, em 12.09.16

Com o passar dos anos olho para Setembro cada vez com mais saudades de outros anos!  É uma nostalgia crescente, uma vontade de voltar por uns dias aos tempos de escola, aos dias de fim de agosto, e à rotina anual de ir comprar cadernos...

Os nossos vinham sempre do jumbo de Setúbal, o mais perto de onde passávamos férias e onde íamos fazer as compras, com ou sem lista de material! 

Depois o ritual dos livros: ir à escola ver a lista, encomendar, esperar, ir buscar, abrir, sentir-lhes o cheiro a papel novo, forrar, escrever o nome.. (já não tinha pinta colar etiquetas com bonecos!).

Abrir o caderno, escrever-lhe pela primeira vez, com uma letra redondinha e cuidada que não voltaria a repetir até ao fim do ano...

As véspera do primeiro dia de aulas, aquela ansiedade de saber que aí vinha mais um ano e ao mesmo tempo a excitação de ver como seria, quem estaria ou não na turma, as disciplinas, os professores, rever os colegas, conhecer os novos, ... Os intervalos, as idas ao bar, as reservas do cacifo e a fila interminável na papelaria para ir comprar folhas de justificação de faltas! (Mais valia prevenir...já sabia que iria precisar...)

Claro que lá para outubro já estava farta! Os cadernos já tinham uma letra apenas legível para mim, os livros começavam a ficar escritos, com desenhos nas margens (alunos de artes percebem esta), e o plástico da forra estaria invariavelmente a descolar em algum lado. Ou então não resistira e tinha furado aquela bolhinha teimosa que tinha escapado ao forrar, e nessa situação já teria um buraco enorme em vez da bolha inofensiva. Bem, escarafunchar era comigo!

Setembro será sempre marcado por estas rotinas, ou pelas suas lembranças... com uma mãe professora não há muito como escapar. Para mim o ano começa sempre em Setembro!

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D