Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Voltar ao Bairro

por Catarina, em 01.12.17

Outro dia, numa conversa que já não recordo bem, percebi que até há bem poucos anos a freguesia no BI, para os nascidos em Lisboa, se resumia a São Sebastião da Pedreira e São Jorge de Arroios, e estes eram os "verdadeiros" lisboetas; Agora parece que já é possível colocar outras freguesias, o que faz todo o sentido.

Isto para chegar ao facto de que apesar de ser team "São Jorge de Arroios" cresci no bairro de Benfica e foi lá vivi até aos 21 anos. Há seis anos deixámos Benfica para trás, numa época que foi tanto sombria como infernal, e não lamentámos mesmo nada. Apenas conseguíamos recordar como o bairro tinha sido e como estava então, degradado, morto, criminoso, quase sem comércio, uma tristeza.

Desde então fico feliz por ver que a nova equipa da junta de freguesia, que vai no segundo mandato, tem feito um verdadeiro milagre: revitalizaram o bairro, apostaram em tudo e mais um par de botas e há que dizer, sortiu efeito. Agora sim, voltamos a Benfica para passear, para almoçar ou jantar, ou até para umas compras de Natal como foi o caso hoje! Ainda não está perfeito, mas a diferença é tão grande que já vale a pena. É bom ver que não deixaram morrer o bairro de vez, e que alguém se preocupa em manter o sangue a correr...Benfica já não está ligada às máquinas como há uns anos.

Hoje fomos conhecer o Palácio Baldaya, um edifício que em 20 anos apenas recordo como um velho palacete que era paragem de pombos e obrigava a uma passagem rápida pela porta, não fosse dar-se o caso...... Basicamente fugíamos dali a sete pés.

Depois das obras aquele edifício cor de burro depois da fuga é agora um espaço muito giro, convidativo, bem pensado e que dinamiza muitas actividades para os moradores de Benfica e não só. Este fim de semana foi a vez do Pop up market, onde já inaugurámos a caça à prenda de Natal.

Não fosse o frio que se fez sentir o jardim ainda convidava a uma pausa, mas o medo de enregelar e colar ao banco foi maior!

Fotografias no Facebook da JFB 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D