Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Aquele momento em que nos ligam e o cenário seguinte acontece:
"Precisava da tua ajuda para fazer um logótipo"
Contemos o pensamento mais rápido que vamos ter: "a pagar?" e evitamos perguntar isso logo de chofre; Nunca ninguém começa estas conversas com um "quero contratar os teus serviços para fazer um logótipo", começa sempre como um "favorzinho" ou uma "ajudinha"; Ainda mal respondemos e já "têm várias perguntas para nos fazer"...
"Que programas é que recomendas?"
Neste momento temos vontade de dizer "porquê achas-te com capacidade para independentemente do programa que vais utilizar conseguir fazer um logo, digno desse nome, e aplicar os conhecimentos que eu levei 3 ou 4 ou 5 anos a desenvolver?"... Mas na verdade dizemos "o melhor para mim é este... mas podes sempre tentar o .... que é barato ou o .... que é opensource".
"Eu mandei-te um boneco que fiz, para ficares com uma ideia do que quero, usei um programa grátis na net"
Óh valha-me nossa senhora..."usou um programa"... desato já a correr daqui para fora ou espero mais um bocado...? Pergunto qual foi...já não sabe; Pergunto qual o formato em que exportou...não exportou, fez uma captura de escrã...o resto era a pagar. "Jura" pensei.
"O projecto tem a ver com uma oficina, portanto juntei um carro e uma chave de parafusos e escrevi o nome" (projecto fictício baseado em exemplo real!)
Epá....pois, lá óbvio fica... neste momento ficamos sem palavras e aguardamos a pérola que se segue.
"Eu pensei em usar o clipart, mas não quero problemas com os direitos de autor"
O que queria responder: "se usares o clipart o teu menor problema vão ser os direitos de autor mas sim a merda de logo que achas que vais fazer"; O que respondi: "há muita coisa opensource e muitas bibliotecas com licenças creative commons, de certeza que te arranjamos melhor que o clipart".
"Vai ter muita visibilidade, vai estar no site, nos nossos documentos, em posters e flyers...."
E vocês pensam..."what? querem pagar-me em visualizações?"
Algures pelo caminho há referência a pagamentos....mas têm medo do orçamento, é que têm pouca verba, ainda estão a arrancar, é de investigação não é comercial, não vai ter lucro, ................................................
............(já limei as unhas)
................
...................(entornei o frasco do verniz em cima do caderno onde estava a rabiscar)
.........(pintei uma unha)
.............
.......precisam de recibo...
Neste momento vemos a solução; Não podemos passar recibo porque isto ou aquilo.... vamos ver se conseguimos alguém que aceite o trabalho por nós; "fiquei de apresentar o logo esta semana", neste momento sabemos que ninguém no mercado aceita um trabalho com estas condições... mas como somos amigos ficamos de ver, de dar uma ideias, um jeitinho e tal e coiso....
Queremos que a chamada caia, queremos ver-nos livres do amigo e da amiga, do primo com muito jeito que faz logos no photoshop, do sobrinho da afilhada do meio-irmão do marido que tem uma gráfica em rio de mouro e faz isto tudo por 50€ e ainda imprime uns cartões de visita catitas.
Pessoas, se têm amigos designers, epá, deixem-nos em paz, a sério! Aos vossos amigos médicos pedem uma consulta enquanto tomam um cafézinho? Sacam de lá o rx para cima da mesa para o Dr. avaliar? E aos vossos amigos contabilistas pedem uma ajudinha para vos irem às finanças tratar do IRS? Se calhar o mal é só meu que como nunca chateio ninguém imagino que este é só mais um dos defeitos desta minha profissão em particular. Isso e a ideia que as pessoas têm que um programa na net lhes vai resolver o assunto.