Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



De volta à cozinha...

por Catarina, em 09.01.18

Uma das resoluções para 2018 foi, surpresa..., comer melhor, e sobretudo cozinhar mais! O tempo não tem sido o suficiente para tomar as rédeas da comida mas tenho esperança que depois deste Janeiro que será caótico, consiga endireitar isto.

Este fim de semana fiz o "aquecimento"... por outros motivos estava um pouco presa em casa, e portanto resolvi aproveitar para ganhar tempo nos dias de semana que não prometiam ser calmos.

No sábado depois do exame dediquei-me a fazer a lista das compras e lá fui ao supermercado com a tarefa hercúlea de fazer compras para duas casas!

Assim, ao final da tarde entrei na cozinha pronta para atacar, e a coisa correu lindamente. Há longos meses, tantos que me deu uma trabalheira ir encontrar o post original, a Joana partilhou a receita desta sopa, e eu fiquei em pulgas para experimentar!

Como não tinha os ingredientes todos de cabeça, e só encontrei a receita depois, fui arriscando e acabei por fazer uma outra versão da sopa, em modo panelão para durar bastante!

Na minha versão a base levou:

2 batatas doces

1 inhame

1/2 abóbora das pequenas

1 litro de caldo de carne caseiro (que tinha sobrado de outro cozinhado e foi congelado...deu um sabor maravilhoso à sopa!)

1 peito de frango

 

Depois de tudo cozido foi devidamente triturado e juntei coentros picados já que não me lembrava da parte dos cogumelos que vi depois na receita! Ainda não desisti de fazer a versão certa, mas esta sopa ficou boa como tudo, até me dava vontade de babar com o cheirinho que invadiu a casa!

 

Embalada pelo sucesso, e porque tinha o jantar todo para fazer, peguei no resto da embalagem de peitos de frango, parti aos cubos e fiz espetadas com ananás, pimentos e tirinhas de bacon. O segredo desta foi o molho em que deixei tudo a marinar antes de ir para a grelha:

2 colheres de sopa de molho de soja

2 colheres de sopa de mel

pimentão doce e cominhos a gosto

1 colher de sopa de vinho branco

tomilho limão picado

 

Depois montei tudo nos palitos e foi para a grelha. Para acompanhar fiz húmus, que gosto muito e é super rápido de fazer. A sobremesa ficou para outra altura porque já não tinha tempo para fazer o que queria!

 

Ontem cheguei a casa cedo e resolvi apostar num jantar que desse para mais do que uma refeição! A ideia era fazer a minha quiche do costume: espinafres, requeijão e cogumelos, mas descobri que não tinha farinha para fazer a massa... Não entrei em pânico e desenrasquei-me com farinha de aveia mas a massa não ficou muito fácil de trabalhar portanto desisti da quiche porque não iria conseguir esticar a massa na tarteira e apostei em mini-quiches nas formas de muffins! Deu para 9, três maiores, e seis mais pequenas... As que comi foram as primeiras a sair do forno e não tinham a base muito bem cozida, mas acredito que as outras tenham ficado no ponto... mais logo já tiro a teima!

Achei o saldo muito positivo...apesar da quantidade de loiça descomunal que tive de lavar...não sou muito organizada na cozinha e com falta de treino sujo o triplo!

 

 Imagem via pinterest

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

Imagem de perfil

De Happy a 09.01.2018 às 10:58

Ahahahah, imagino. Depois com treino, começas a sujar menos ou, em alternativa a ir lavando à medida que sujas.
Muito bom essa resolução e ter comida feita é meio caminho para não se comer porcarias. Eu não me importo de cozinhar e comer o mesmo repetido.
Imagem de perfil

De Catarina a 09.01.2018 às 11:04

Nem eu!
Se já estiver feito é um descanso!
Imagem de perfil

De Joana Marques a 09.01.2018 às 13:47

Quando não tiveres tempo de cozinhar e quiseres continuar a comer bem...faz uma sopa destas:
http://quiosquedajoana.blogs.sapo.pt/sopa-da-semana-183046
Dá-te energia para dar e vender.....e seres feliz!
beijinhos
Imagem de perfil

De Catarina a 09.01.2018 às 13:56

Obrigada! Sabes que foi exactamente a ler essa receita que me lembrei da outra, que estava guardada numa gaveta qualquer do cérebro com a etiqueta "to-do"!!
A sopa é sempre o meu escape para não fazer muitas asneiras...
beijinhos

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D