Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Um destes dias fazia scroll no facebook quando encontro uma imagem que abordava o tema da burla no BPN; Uma análise rápida com os meus olhos de falcão para estas coisas e detectei: que era uma notícia "criada" por alguém, que não era uma ligação de uma fonte jornalística conhecida mas tinha sido partilhado por alguém, e que estava escrito em comic sans. Em 2 segundos o meu scroll tinha seguido viagem.
Para quem não sabe ou não se recorda, o comic sans é um tipo de letra que nasceu algures nos anos noventa e tinha muita saída para os trabalhos da escola ficarem mais "cool"; da mesma época também podemos recordar o wordart que tal como o primeiro não deveria ter nascido, muito menos com recurso a degradés de 378 mil cores que o espectro visual consegue discernir num mesmo milímetro quadrado!
Quem estuda coisas como cor e tipografia (cof cof, nós designers e outros), ganhamos anti-corpos para estas coisas, mas não evita que quando avistamos algum exemplo magnífico os nossos corpos não fiquem eriçados como um gato alérgico.
Quando se produzem conteúdos para a web, principalmente para redes sociais, conta-se com cerca de cinco segundos para captar a atenção do leitor, ou perdê-la para todo o sempre; Publicações como esta que descrevi não precisam sequer de dois segundos pois recorrem a grafismos que não dão credibilidade, um deles neste caso a fonte comic sans. Para além desse, senti-me agredida por outro elemento: o texto justificado! Outro flagelo das ferramentas de edição de texto é o botão para justificar, que em 99,9 por cento das vezes produz um texto cheio de buracos que em design apelidamos carinhosamente de "rios", e menos carinhosamente de "dentes-de-cavalo".
Portanto, resumindo, não é o conteúdo que vos dá a vitória na corrida de cinco segundos pela atenção, é o aspecto credível ou o ar de embuste. Não sei quem produziu o conteúdo, nem o li, mas podia estar cheio de razão e factos que eu nunca conseguiria ler e acreditar na credibilidade da fonte. Quando quiserem partilhar informação com o mundo, e tiverem como propósito que alguém no mundo a leia, lembrem-se destas duas regras básicas: morte ao comic sans e morte ao texto justificado!!!