Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Há alguns meses atrás arrisquei no yoga.
Queria uma actividade para complementar a hidroginástica e que ajudasse a combater os estragos que o meu corpo sofre por passar 8h por dia sentada ao computador.
Rapidamente percebi que tinha descoberto a pólvora! As aulas de yoga passaram a ser um ponto alto na minha semana; Uma hora e picos de relaxamento, de descontracção, de limpeza mental! São momentos em que deixo os problemas do lado de fora da porta e embarco na viagem sem reservas.
Com o passar do tempo o entusiasmo não arrefeceu e percebi que algumas coisas mudam em mim.
Habituei-me a sair das aulas super calma, leve e relaxada, e essa sensação perdura por algum tempo comigo, como se trouxesse algo de lá invisível, tipo capa protectora anti-stress! Sinto a cabeça limpa, a mente aberta
Aprendi que o corpo recupera movimentos que já conhecia do passado, mesmo depois de algum tempo sem os fazer; Como já tinha feito pilates e barra de chão, alguns exercícios estavam na memória, e a flexibilidade recupera-se facilmente.
Mesmo tendo estado algum tempo sem tratar decentemente do tema alimentação, não houve estragos de maior, e não aumentei de peso, mesmo depois de 2 meses sem conseguir ir à hidroginástica. Agora voltei a dedicar mais tempo ao tema, voltei a cozinhar e a ter entusiasmo por receitas novas. No fundo é uma necessidade geral, e é quase estranho uma pessoa cuidar de um lado e descuidar do outro, logo no mais importante!
Aprendi também que posso aplicar os exercícios de respiração que fazemos no dia a dia, como forma de aliviar stress, dores localizadas, ou simplesmente para tirar "pesos" de cima.
Já consigo novamente corrigir a postura no dia-a-dia, ainda que nem sempre perceba que estou toda encarquilhada na cadeira, e sinto-me mais desperta para tudo o que esteja ligado ao bem estar, físico e mental.
Basicamente sinto que o yoga muda a forma de viver, muda a forma como se vêm muitas coisas, e torna-se uma obsessão conseguir atingir aquele estado de relaxamento, que me leva a fazer alguns treinos sozinha, a ler livros sobre o assunto e procurar sites e vlogs.
Imagem via Pinterest