Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Cada um tem as suas recordações de Natal mais doces associadas a um local. As minhas são sempre de Lisboa, a minha cidade.
Nunca tivemos "terra" para onde ir, somos mesmo todos de Lisboa e por isso sempre vivemos a época de Natal aqui desde há várias gerações! As tradições vão mudando claro, os espaços também, por exemplo a minha avó ainda se lembra dos locais onde se ia comprar perus para a ceia, a minha geração já está mais para ver perus no zoo!
Em pequenina lembro-me de rituais que se repetiam todos os anos: ir às compras ao Chiado e descer até à Baixa, percorrer as Ruas do Ouro, Augusta (Quem se lembra da zara aqui ser toda em madeira?!), Carmo e Nova do Almada, umas vezes voltando a subir, outras indo a pé até aos Restauradores! Devia ter uns 7 ou 8 anos quando os Armazéns nesta versão que conhecemos hoje abriram, e lembro-me da excitação de ter mais um centro onde ver o Pai Natal! Recordo as iluminações, a sensação incrível que é sempre descer a rua Garrett, numa época em que a inditex ainda não tinha tomado conta do sítio, e ainda existiam as lojas antigas. Parávamos sempre num ou noutro ponto para desejar um feliz natal a quem a minha mãe ainda conhecia ali no comércio, quando era nessa altura um "comércio local".
Outro spot que adorava era ir para a Avenida de Roma e calcorrear tudo até à Praça de Londres e descer a Guerra Junqueiro! Estava sempre um friozinho que nos fazia ir beber um chá e comer éclaires num café a meio da rua. Aqui já havia mais lojas de centro comercial, e com o tempo isso só foi aumentando, mas tinha das iluminações mais bonitas que me lembro, em que as cascatas de luz caiam das árvores!
Depois o tempo foi passando, os espaços mudaram, os centros comerciais multiplicaram-se e perdemos alguns destes rituais. Até que este fim de semana, já com as compras todas despachadas resolvemos ir ver as vistas à Avenida da Igreja! Fomos surpreendidas com um mercado de rua de natal, com coisas bem giras, imensa gente nas ruas, nos cafés, enfim, um bairro de Alvalade vivo! Soube tão bem voltar a ver Lisboa assim... E eram lisboetas, não eram turistas!!!
Natal? Para mim é em Lisboa.