Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
E nós começamos a ser a tia...
O ano passado fartaram-se de me nascer bebés em volta! Foram pelo menos três meninas, assim de repente, e eu não estava preparada para isto.
Já desconfiava que isto da maternidade devia dar a volta ao miolo, mas nunca pensei que ia ver as pessoas mudarem tanto, e fazerem muito daquilo que disseram que quando tivessem filhos não iam fazer! Penso para mim, mais vale ficar calada e nunca dizer "Desta água não beberei", porque elas andam todas a ir lá parar.
Mudanças mais ou menos irritantes são:
1 - Contam a idade da criança em meses; Tudo bem, algumas ainda não têm um ano, mas e depois? Quem é que, não sendo mãe, não tem de fazer logo uma data de contas de cabeça ao ouvir um "17 meses e três semanas"??
2 - Falam de xixis e cócós como se não houvesse amanhã; É um tipo de conversa que começa a ser-lhes natural, e pode ocorrer mesmo durante uma refeição, para mal dos meus pecados algumas vezes com demasiado pormenor e em tom de comparação.
3 - Lingerie passou a ser soutiens de amamentação, e ganham todo um novo léxico que incluí "discos", não são daqueles para ouvir música infelizmente, "compressas", "toalhitas" e coisas que tal.
4 - A televisão passou a ser dominada pelo canal Panda e o Baby TV; Já têm nos smartphones toda esta tralha à mão para entreter os putos a todo o momento e o próximo concerto/festival agendado é o do Panda. Daqui a uns anos o rádio do carro vai provavelmente tocar a Violeta, quem quer essa senhora seja.
5 - Falam dos desenhos animados que os miúdos vêm como se estivessem a discutir as séries da Fox... ou seja, até já sei mais ou menos o que é a Patrulha Pata, mas prefiro falar do último episódio do This is Us sem os cães a atropelarem a conversa. (Pausa para dizer que as primeiras vezes que ouvi o nome achei que tinha mesmo algo a ver com patos...)
6 - Começam a conversar connosco, não mães, naquele tom "oh aproveita a vida enquanto podes, viaja e gasta em sapatos enquanto podes porque depois é a desgraça e só vais ler folhetos do continente para saber onde há fraldas em promoção", seguido de um "ah mas enquanto não fores mãe não podes compreender o que é, é espectacular". (Lembro-me sempre daquela cena do Sexo e a Cidade quando a amiga da Carrie não lhe quer pagar os Manolos de 400$ porque como tem filhos não compreende como alguém gasta aquele valor em sapatos!)
7 - Por mais que tentem todas as conversas a partir do momento em que o teste deu positivo vão ser sobre bebés...
8 - Quando se juntam todas parece que nós, não mães, acabámos de sair do infantário e não conseguimos acompanhar a conversa....porque não temos filhos!
9 - Aquela frase do..."Quando fores mãe vais perceber"...
Posto isto, alguém sabe como sobreviver à maternidade alheia?!