Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
História da Menina Perdida, Elena Ferrante
Depois dos três volumes anteriores a expectativa para este livro era muito alta e desiludiu-me um pouco; Continuo a gostar da história mas achei este volume um pouco mais chato, parado mesmo, em relação aos outros. Senti que o estava a ler quase a despachar para ficar livre para outras leituras e não tanto pela urgência e saber o que acontecia nesta história.
A história de Lenú e Nino acaba previsivelmente não sem antes se tornar completamente enfadonha. A certeza que tinha ao terminar o volume anterior concretiza-se, mas continuo a pensar que há histórias que têm de ser vividas ou ficarão sempre a pesar no nosso pensamento.
Gostei de ler o renascer de uma nova etapa na amizade entre Lenú e Lila mas o desfecho de Tina e a falta de uma explicação deixam-me sem chão; Achei piada à forma como a relação de ambas se fortalece e tende até para um equilíbrio saudável, até ao momento em que desaparece Tina, e tudo desaba. Não gostei dessa parte, principalmente não gostei de ficar sem saber, de ficar por contar. Também ainda não reflecti muito sobre a história das bonecas mas a sensação que tenho é que a autora termina como que dizendo que desde o princípio Lila esteve sempre, mesmo sempre, a manipular a história. No fundo acho que vamos descobrindo que apesar disso Lila tem um fundo bom, pelo menos eu vejo a história assim.
O balanço destes 4 volumes é muito positivo, adorei esta "viagem" ao mundo Ferrante e vou ter saudades destas personagens que ficamos a conhecer de forma tão profunda. Agora vou fazer um intervalo e variar mais as leituras!