Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
"Faz Acontecer", André Leonardo
Comecei a acompanhar a expedição quando o André partiu de Lisboa; Na época eu estagiava na Acredita Portugal, uma associação de apoio ao empreendedorismo e o tema estava sempre presente. Passámos a acompanhar a expedição pelas redes sociais e a comentar entre nós o que ia acontecendo.
Quando acabou desliguei-me do tema, e entretanto viria a afastar-me da associação para perseguir outros rumos profissionais. No entanto ia continuando a ver ocasionalmente os posts do André e há uns meses deu-me para ler no seu site um capítulo do livro que lançou "Faz Acontecer". Não só a mensagem do seu projecto é extremamente válida na nossa cultura de desistência como a história narrada era apaixonante. Era de uma pessoa realmente inspiradora, que deu voltas e mais voltas e chegou "lá", um exemplo para todos, sem excepção.
A ideia de ler o livro cresceu em mim e acabei por encomendar; Quando chegou não resisti a começar logo a ler mas depois convenci-me a ter mais calma para poder desfrutar da leitura!
Há uns dias voltei a pegar no livro e então, sem freios nem pausas devorei tudo de uma ponta à outra. Em cinco dias absorvi a história toda, "conheci" as várias pessoas e projectos, umas mais inspiradoras que outras a meu ver, e algumas apaixonantes. Gosto muito do registo viagem e tenho pena que o livro não tenha seguido essa linha cronológica, acho que gostaria se fosse um bocadinho de nada mais crónica de viagem mas esse não era o âmbito do projecto e por isso acho que o formato se manteve fiel aos objectivos. No top das minhas histórias preferidas estão a de Bel Pesce (São Paulo, Brazil) Erick Chrispin (Dar Es Salaam, Tanzânia), Universidade dos Pés Descalços (Tilónia, Índia) e Valentina Quagliotti (Montevideu, Uruguai). Se há livros que marcam, este é um deles!