Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
"A Pérola", John Steinbeck
Antes de me lançar na Elena Ferrante encontrei este livro na estante e resolvi ler; É pequeno, lê-se em três dias e tem uma escrita muito bonita, quase melódica; em alguns momentos lembra-me os ambientes e temas mais místicos da Isabel Allende.
O livro é baseado num conto popular mexicano e é uma parábola sobre a sorte e a injustiça do mundo; conta a história de uma família indígena de pescadores que no meio do azar é bafejada pela sorte de encontrar a Pérola do Mundo que lhes podia dar um futuro melhor. Mas num instante a sorte vira azar e a inveja alheia precipita o fim dos sonhos construídos em segundos. Tem uma mensagem muito poderosa de humildade, de esperança, de sorte e ao mesmo tempo de como tudo pode desabar quando se quer mais, ou se deseja mais. De certa forma é curioso porque o homem não seria o que é hoje se não tivesse desejado e lutado por mais e acho que isso não devia ser representado como algo negativo, o que acaba por acontecer no livro, quando é no fundo uma evolução natural.
Gostei muito do livro, da forma como é escrito, da melodia envolvente, da inocência e do amor das personagens e desejava que tivesse um fim mais bonito!