Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Regra de Ouro

por Catarina, em 29.06.20

Quando ainda andava na escola lembro-me de ter entrado nos temas de conversa, nos trabalhos e na sociedade o tema da Reciclagem. Eram trabalhos teóricos, eram caixotes de separação de lixos feitos nas aulas de área de projecto, eram visitas a centros de reciclagem e campanhas publicitárias com os 3 R's.

Quando me comecei a interessar pelo estado actual do planeta e comecei a ler mais sobre o assunto percebi que já não eram 3, mas sim 5! Fiquei chocada com a minha falta de informação, como é que o mundo podia avançar assim e eu não dar por nada?

A verdade é que faz muito mais sentido assim:

1. Recusar

Quando dizemos não a um papel na rua, a um saco que não precisamos numa compra e por aí fora, é impressionante a quantidade de coisas a que não temos de dar destino! Durante esta pandemia fiz e continuo a fazer muitas compras online, nas quais é mais difícil controlar a embalagem por exemplo; o resultado é que tenho cartão com fartura e algum plástico para reutilizar e reciclar. Depois de ter metido na cabeça este primeiro R a jornada ficou muito mais clara... temos coisas a mais de uma forma em geral, e eu sempre fui muito propícia a acumular tralha. Ao estar mais atenta consigo reduzir muita coisa que trago para casa e que acabaria por se acumular aos cantos até lhe dar um fim. Notei a diferença primeiro com os sacos das compras (e o espaço que ganhamos em casa?), e à medida que o tempo passa quando faço pequenas arrumações encontro menos coisas inúteis do que antigamente!

2. Reduzir

No meu caso a redução teve efeito retardado; Sempre fui muito consumista e só a idade e alguma reflexão me levaram a perceber que não preciso e não me faz mais feliz. Passei a comprar menos mas melhor, a investir na qualidade para que tenha durabilidade, a recusar produtos de plástico sempre que possível, a ter mais atenção aos materiais para reduzir as minhas opções a uma escolha sustentável. Mais recentemente tenho tentado limitar as minhas compras a coisas que realmente necessito e evitar as compras por impulso.

3. Reutilizar

Sempre tivemos o hábito de dar muita coisa quando já não precisamos e pode fazer falta a alguém, sejam objectos da casa ou mesmo roupa. Agora tenho-me esforçado mais para antes de chegar a esse ponto garantir que não há uma necessidade qualquer que possa ser suprida por determinado objecto, mesmo que precise de alguma transformação. Assim evito desfazer-me de algo que pode ter outra vida e comprar algo para essa função.

4. Reciclar

Já faz parte do dia-a-dia à muito tempo: temos 3 caixotes para separação de lixo, mas fico parva comigo mesma quando às vezes acho que algo não é reciclável e afinal é. Cheguei à conclusão que o que aprendi aos 12 anos sobre este tema não ficou 100% cimentado! Tenho sido mais disciplinada a lavar embalagens por exemplo, ao invés de as deitar fora no lixo comum por preguiça (guilty!).

5. Compostar (Rot)

Sobre a compostagem tenho quase tudo para aprender. Primeiro achei que precisava de viver no campo para o fazer, depois descobri que em Lisboa há centros de compostagem onde podemos levar os restos de comida, cascas etc. Ainda é algo um pouco longínquo na minha rotina, por não ser prático e por não estar ainda na minha casa, onde será mais fácil criar as regras. A seu tempo acho que irei começar a aprender mais e a pôr em prática.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D





subscrever feeds