Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Não sei sé é bem saudade, esta palavra que descreve um sentimento tão português, aquilo que sinto. Mas não encontro outra para o descrever.

Tenho saudades de tempos que já passaram, e que na ânsia de os ultrapassar acho que não aproveitei por completo. Aproveitei muito, mas talvez não os tenha vivido como devia.

 

O tempo de faculdade por exemplo, apesar de não ter nenhumas saudades do meu tempo de licenciatura, tenho saudade do tempo que tinha nessa época e que não reconhecia. Na altura achava que não tinha tempo para nada, mas tinha, e hoje é que consigo ver bem isso. Mas eu tinha níveis de ambição e objectivos lá em cima, queria era despachar aquilo para ir para o mestrado e começar a estagiar. Tinha pressa, tinha sempre pressa! Mas era nesse tempo que eu tinha tempo para visitar museus, para ver as exposições novas, manter-me a par das agendas culturais, e não descobrir eventos em que iria adorar participar depois de já terem acontecido, ou na véspera, ou no dia! Ou pior, muito pior, ter como certo, marcado e firmado que ia comparecer num dado evento que me interessava até ao tutano, e no dia perceber que o trabalho estava demasiado enrolado e não ter forças para lhe virar as costas. Noutros tempos, não tinha certas responsabilidades, que nos roubam o tempo desta forma.

 

Era nesses tempos que conhecia esplanadas, cafés, que estudava e trabalhava nas bibliotecas, que vivia a cidade e respirava outras coisas. Agora dou por mim e "pressa" é o meu nome do meio. Tento convencer-me que estou a trabalhar agora para poder melhorar algo amanhã, que estou a aprimorar-me para poder negociar alguma flexibilidade para esta vida, mas não tenho garantias, nem minhas, de que isso vá acontecer! 

 

Talvez por este misto de sentimentos dê por mim com muita, mas muita frequência a procurar cursos e formações e workshops e coisas.... desculpas para recuperar um bocadinho daquele tempo? Mesmo sabendo que quando me meto numa aventura destas vou comer stress do pequeno almoço ao jantar, não me passa a vontade. 

 

Serão saudades? Será uma espécie de ansiedade pela passagem do tempo? Ou consequência dos tempos mais stressantes? A verdade é que ultimamente levo a vida a "parar" para pensar onde estou, onde quero ir, o que quero fazer, o que acho que pode ser o futuro. Sempre quis uma coisa certa e garantida, e tenho-o. Consegui a minha estabilidade aos 26 anos, sei que podia avançar para outros passos na vida e só não o faço porque ainda não quero nem sinto essa necessidade. Posso estar sossegada da vida e continuar nesta empresa por muitos e longos anos. Mas cada vez mais vou pensando se é realmente isso que quero... Ou se prefiro começar a pensar num plano B, num plano que me dê mais tempo a médio ou longo prazo, que me dê uma vida menos agitada e me faça sentir menos uma bola de ping-pong a saltitar entre clientes. Suponho que este processo também seja crescer, e eu sempre fui muito precoce nesta parte, portanto às tantas isto é só uma crise de meia idade antes dos 30!

Autoria e outros dados (tags, etc)


7 comentários

Imagem de perfil

De C.S. a 30.01.2019 às 22:19

Estas angustias que nos chegam...
Eu também procuro muitas vezes workshops ou formações, mas queria fazer algo fora da minha área para me abrir horizontes. Mas onde vivo não há muitas opções. E sabes? Estou a pensar mudar de poiso...
Imagem de perfil

De Catarina a 31.01.2019 às 08:58

Se chegam...
Acredito que aí em baixo seja mais limitado...até aqui em Lisboa às vezes é! Acredites ou não ainda ontem virei a internet inteira à procura de uma formação que cá não existe... e o que me irrita encontrar coisas que me parecem super interessantes mas que tiveram lugar em 2017? Ou mais antigo ainda....frustrante. Porque não experimentar cursos de curta duração, alguma coisa que possas fazer numa altura do ano sem prejudicar o teu trabalho, e que te dê um cheirinho de novidade, a ver como corre?!
Boa sorte, não deixes de procurar
Imagem de perfil

De C.S. a 31.01.2019 às 22:34

Ahhh...é tão frustrante que chega a ser irritante. Como te compreendo…
Não deixo, não.
Não podemos deixar de correr atrás dos sonhos. E vamos partilhando experiências, sempre nos vamos inspirando.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.02.2019 às 14:47

É mesmo!
Claro que sim, a partilha é o que de melhor temos aqui isso e aquele sentimento de companhia porque alguém sente o mesmo ou algo parecido! Passamos a estar "acompanhadas"!
Imagem de perfil

De Catarina a 01.02.2019 às 14:47


É mesmo!
Claro que sim, a partilha é o que de melhor temos aqui isso e aquele sentimento de companhia porque alguém sente o mesmo ou algo parecido! Passamos a estar "acompanhadas"!
Imagem de perfil

De m-M a 06.02.2019 às 12:53

Igual, tão igual, que sinto que me lês os pensamentos...
***

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D