Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



"So many books, so little time!"

por Catarina, em 16.09.16

Quando era pequena, pequena de 3/4 anos, comecei a fingir que sabia ler! De tanto ouvir as histórias que a minha mãe e a minha avó me contavam acabei por decorar os textos, e a passagem das folhas, de tal forma que conseguia ir debitando tudo e passando as páginas no momento certo! Dava um show às visitas que iam lá a casa e passava por ser um pequeno prodígio... Claro que só aprendi a ler quando fui para o primeiro ano, pela Cartilha Maternal, que ainda guardo e que tem umas ilustrações tão doces que parece as da Anita!

Sempre fui habituada a ler, a minha mãe tratou disso bem cedo, e eu peguei-lhe o gosto! Recordo com carinho as nossas idas à Feira do Livro, um ritual anual que cumprimos sempre. Em pequena li o Bolinha, a colecção inteira da Anita, o Plum e a Plumete, a Rua Sésamo, A Flossy, O Gualter, as Mil e uma Noites com as suas ilustrações de babar, as Fábulas de La Fontaine (numa edição linda que me ofereceram) o Principezinho.... tanta coisa! 

Fui crescendo, mudei as leituras e fiz-me fã da Enyd Blyton: Os Cinco, Os Sete, As Gémeas no Colégio de Santa Clara, O Colégio das Quatro Torres.... lembro-me de atafulhar o carro do meu avô com as colecções inteiras quando íamos de férias! Nesta altura já sabia que tinha uma queda muito grande para ler e reler os mesmos livros! 

Lembro-me com saudade de livros da minha juventude como o"Gosto de ti, R." (dos livros mais doces deste mundo), o Diário Cruzado de João e Joana, a Lua de Joana (um clássico da minha geração), o Guarda da Praia e mais uns quantos dos quais recordo a história ou a capa, nem sempre o nome.. Entretanto JKRowling aconteceu, e mais uma colecção que foi indo de férias..e que eu leio até hoje!

Descobri a Isabel Allende, a Joanne Harris, e a Sveva...Lia compulsivamente, nos intervalos do estudo, à noite antes de dormir, quase que pela noite dentro. Em férias ia sempre de livro para a praia, ainda hoje vou!

Ultimamente sou mais desleixada...acumulo pilhas de livros, começo e interrompo.. Nem me reconheço! 

Tudo isto para me imbuir no espírito de que tenho de voltar a criar um compromisso com os livros. Nem que tenha de marcar horas num calendário!

Pelo menos, cada vez tenho mais curiosidade por outros livros, em vez da vontade de reler sempre os mesmos.

 

Lista de livros para acabar de ler (nos próximos meses):

 

1 - Harry Potter and the cursed child (ainda que ache que a história deveria ter acabado no 7)

2 - O amante de Lady Chatterley

3 - A colecção completa das obras da Jane Austen (ou pelo menos o Sensibilidade e Bom Senso que também comecei, sem acabar)

Autoria e outros dados (tags, etc)


7 comentários

De Anónimo a 16.09.2016 às 10:51

Imagem de perfil

De Catarina a 16.09.2016 às 14:50

Mesmo!
Sim, claro! "Tão Veloz como o desejo" e o "Como água para chocolate". Adoro :)
Imagem de perfil

De Catarina a 16.09.2016 às 15:34

Acho que existe lá por casa mas nunca li! Os outros dois posso dizer que são maravilhosos.
Imagem de perfil

De Catarina a 16.09.2016 às 15:50

De nada :) Se leres depois diz se vale a pena!

De Anónimo a 16.09.2016 às 16:00

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D